Veja dicas primordiais para garantir a segurança durante o armazenamento de cargas
Você sabia que o armazenamento de cargas é uma operação muito importante para o sucesso da logística?
O gerenciamento de estoque e o armazenamento são fundamentais e têm papel estratégico no sucesso do negócio.
Além disso, uma logística bem-feita influencia diretamente no aumento da eficiência operacional, do market share e da lucratividade. E neste cenário, o armazenamento de cargas merece lugar de destaque por conta de sua importância tanto para a produção quanto para as vendas.
Mas quais são os passos necessários para se obter segurança e eficiência no armazenamento de cargas?
Por quê cuidar bem da Armazenagem de Cargas?
Todos os ativos empresariais são acondicionados pelo armazenamento de cargas. Ativos podem ser tanto os insumos quanto os produtos acabados.
Um dos primeiros passos é tomar o devido cuidado com o armazenamento de cargas.
O mau acondicionamento dos insumos pode acarretar uma deficiência na operação, o que consequentemente traz prejuízos financeiros para a empresa, tendo prejudicado primeiramente o seu cliente.
Ao contrário, maior cuidado com a armazenagem de carga traz maior lucratividade para o seu negócio.
Otimização no Armazenamento – como fazer?
Para a boa efetividade do processo de armazenagem de carga, a otimização é primordial, pois este tipo de operação envolve muito mais do que somente estocar insumos e produtos.
Existem muitos processos envolvidos e é necessário aperfeiçoar etapas e procedimentos para um melhor aproveitamento de cada espaço e de cada parte da operação.
Layout Adequado – saiba exatamente o que você vai armazenar
Antes de mais nada é preciso saber quais produtos serão armazenados, se são perecíveis, não perecíveis, se necessitam de ambiente climatizado, controle de temperatura entre vários outros fatores. Por isso é muito importante saber o que você vai armazenar.
Se for mais de um tipo de produto, o ideal é ter um espaço reservado para cada um, de acordo com suas especificidades, para garantir a integridade dos produtos, desde o seu armazenamento, passando pelo transporte até o destino final.
Defina um layout que facilite o manuseio, embarque e desembarque e que respeite as condições de conservação de cada produto.
Reserve um espaço específico
Não basta apenas definir o layout, é necessário, como já foi dito anteriormente, respeitar as condições de conservação de cada produto, ou seja, reservar um espaço adequado de acordo com o tipo de produto a ser armazenado, observando clima, temperatura, manuseio, periculosidade, entre diversos outros fatores. Isso é importantíssimo na etapa de conservar a integridade do produto.
Realize Inspeções periódicas
Tenha um profissional voltado a realizar inspeções periódicas no local de armazenamento para garantir que tudo está acondicionado de acordo com o desejado e que estão sendo observadas todas as exigências necessárias para cada tipo de produto. Este simples ato evita prejuízos financeiros altíssimos.
Obedeça a todas as regras de segurança geral
Risco de incêndio, roubo, furto, entre vários outros devem ser observados e prevenidos, inclusive, com seguro que tenha uma boa cobertura sobre o galpão e o que estiver estocado ali. A velha história de que “prevenir é melhor que remediar” muito válida para a armazenagem, pois aí está um alto fator de risco para elevadíssimos prejuízos financeiros. Por isso, cuide das condições do ambiente, previna riscos e faça um seguro.
Invista em treinamento profissional
Investir em treinamento profissional minimiza perdas e danos, previne acidentes de trabalho e garante melhor eficiência na logística interna do armazenamento de cargas. Por isso, invista sempre em cursos e treinamentos para sua equipe, para que os profissionais aprendam o máximo possível sobre logística de armazenagem e contribuam para o sucesso e lucratividade da sua empresa.