O transporte aéreo de cargas, seus benefícios e aplicações
Volume de carga transportada até agosto do ano passado no modal aéreo bateu recorde da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), resultado de seu benefício indiscutível quando o assunto é urgência e segurança
A demanda pelo transporte aéreo de cargas superou, no ano passado, o volume de 2019, nível pré-pandemia, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos, do inglês Iata, Com aumento de 7,9% em 2021 (em comparação com os níveis de 2019) a demanda deve crescer mais 13,2% nesse ano. Em relação a 2020, houve um avanço de 18,7%.
Segundo a entidade, foi observado um aumento das receitas e da rentabilidade, compensando parcialmente o colapso no segmento de passageiros.
Os negócios continuam aquecidos quando o assunto é o transporte aéreo internacional de cargas. O volume de carga transportada, do exterior para o mercado brasileiro e do País para fora, chegou a 625,7 mil toneladas até agosto de 2021, recorde da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), iniciada em 2000. Em relação a 2019, o montante representa alta de 13,5%.
A receita das companhias aéreas com carga naquele período já superava a registrada em 2019.
O que se espera é que a forte demanda por frete aéreo continue à medida que as economias globais vão recuperando seus negócios. Com a previsão da Organização Mundial do Comércio (OMC) para que o comércio mundial cresça 5,6% em 2022, esse impulso deve continuar.
A expectativa é que neste ano sejam transportadas por via aérea 76,3 milhões de toneladas de mercadorias, materiais, equipamentos e produtos alimentícios.
O Grupo Arsani, composto pelas empresas TSNLOG/MSBCLOG e que está há quase 2 décadas anos no segmento de transporte multimodal de cargas, preparou esse artigo com as principais dúvidas sobre o transporte aéreo de cargas, seus principais benefícios e aplicações. Confira:
- Por que houve esse aumento dos fretes aéreos?
Parte dessa demanda elevada veio do desalinhamento da cadeia marítima, com escassez de contêineres que afeta vários setores. Como o mercado marítimo é gigante, qualquer intercorrência impacta de forma significativa a demanda para o modal aéreo, principalmente de envios urgentes.
A migração do navio para o avião foi feita em 2021 por empresas dos setores automotivo, eletrônico e de tecnologia, sobretudo para trazer semicondutores, que permanecem em falta no mercado.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) sinalizou que o setor automobilístico tem feito todo o possível para manter a cadeia de produção ativa, trazendo assim, peças por aviões.
A demanda em alta por carga no Brasil levou a Air France-KLM a inaugurar uma rota semanal exclusivamente cargueira (com modelo Boeing 777-200F, com capacidade de 102 toneladas) entre São Paulo e Paris. A rota começou como um projeto-piloto, mas devido a demanda tem sido mantida.
O grupo registrou em 2021, nas operações de cargas, uma receita de 894 milhões de Euros, crescimento de 67% em igual base.
- O que faz exatamente o transporte aéreo de cargas?
Essa modalidade se democratizou ao longo dos anos e trouxe, por meio de empresas especializadas, a oportunidade de mais pessoas, físicas e jurídicas, enviarem com urgência e segurança suas mercadorias, que podem ser transportadas por aeronaves específicas ou nos porões de aeronaves de passageiros, em fretes nacionais e internacionais.
O modal se destaca por sua capacidade lotes relativamente pequenos de produtos com propriedades naturais, técnicas e econômicas particulares.
É a escolha ideal de quem precisa transportar sua carga com todo cuidado possível, agilidade e segurança.
- Quais as principais aplicações para o transporte aéreo, para quais cargas é um modal preferencial?
Para toda e qualquer carga que tenha um prazo exíguo para ser transportada, que necessite de segurança na operação e na manutenção da integridade do material.
A carga urgente a ser transportada nesse modelo logístico pode ser de qualquer tipo de produto (desde que permitido em regulamento da aviação civil), acabado ou insumo de produções, medicamentos e materiais hospitalares até documentos importantes. Pode ser ainda de alimentos perecíveis ou com necessidade de entregas diárias ou semanais, como periódicos em geral.
Algumas cargas, devido ao seu alto grau de restrição, têm esse modelo de transporte como o mais indicado. Dentre elas destacam-se produtos considerados perigosos, como químicos, radioativos, contaminantes e agrotóxicos.
As cargas valiosas também são altamente indicadas para o transporte aéreo, principalmente porque normalmente são pequenos volumes. Se enquadram nesta categoria diversos itens, como pedras e metais preciosos, joias, obras de arte, componentes de alto valor, com tecnologia avançada, etc.
Outras cargas diversas têm o modal aéreo como melhor indicação de transporte, como de animais, de produtos advindos do e-commerce, de itens farmacêuticos, cosméticos, dentre outros.
- Quais os principais benefícios do transporte aéreo de cargas?
Como já citamos o mais impactante é certamente a agilidade na entrega, um grande diferencial das empresas especializadas diante da concorrência.
Essa modalidade de frete possibilita que a carga percorra grandes distâncias de maneira rápida e segura, podendo inclusive, ser entregue até
no mesmo dia, dependendo da região. Além auxiliar as entregas mais rápidas também em lugares remotos.
Outro benefício incontestável do transporte aéreo de cargas é a segurança que o modal proporciona, uma vez que é bem menor e incidência de roubos e furtos, e bem mais baixo o índice de acidentes.
Com um controle mais rigoroso, o modelo de transportes ainda provê um tratamento mais adequado à carga, mantendo assim sua integridade.
Também, por seu rígido controle operacional, as empresas realizam o transporte aéreo com maior transparência, uma vez que mantêm um serviço de rastreamento da carga online que permite que o envio seja acompanhado com informações em tempo real.
É possível observar ainda uma considerável redução no custo de embalagem, já que com esse modelo de frete, com condições de transporte favoráveis e manuseio diferenciado, é dispensável o uso de embalagens reforçadas.
E, não menos importante, o transporte aéreo tem o seguro de carga mais barato, em virtude da sua segurança com os baixos índices de acidentes, furtos e roubos.
Como vimos, o transporte aéreo de cargas, realizado por empresa especializada, é uma excelente opção. Responsável pelo deslocamento de mercadorias e matérias-primas, é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma região.
As empresas TSNLOG/MSBCLOG do Grupo Arsani oferecem completa infraestrutura para o embarque de cargas aéreas, atendendo a todos os aeroportos brasileiros com cobertura total em todo território nacional, por meio de acordos comerciais e operacionais com todas as companhias aéreas nacionais e regionais, que permitem operações com eficiência, custo, qualidade, rapidez e segurança.
Deixe uma resposta
Quer juntar-se a discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!